Já que estes produtos/serviços no mesmo setor executam a mesma tarefa em linhas gerais, porque comprar algo de um determinado fabricante por um valor superior ao do concorrente que oferece as mesmas características do produto/serviço (do primeiro) por um preço mais baixo?
Outra questão importante é, como fazer que o consumidor identifique determinada empresa e escolha ela para fornecer aquilo que ele necessita e não uma outra semelhante?
Como dar a certeza ao cliente de entregar a real promessa de desempenho do produto/serviço sem que ele associe com os atributos dos concorrentes, não sendo capaz assim de diferencia-los?
Uma resposta muito simples para solucionar estas questões citadas acima é Construção e posicionamento de Marca no mercado. Em marketing podemos conceituar posicionamento como o processo de distinguir uma empresa, um negócio, uma marca , um produto/serviço de seus concorrentes através de diversas variáveis as quais um especialista no assunto irá identificar, planejar, estruturar a melhor estratégia para implementar e posicionar a marca de modo diferenciado no mercado para que desta forma o consumidor possa identificar e adota-la.
A empresa terá uma imagem mesmo sem ter posicionamento, o problema é que desta forma o público pode ter uma percepção errada do que de fato ela faz e oferece.
A imagem de uma empresa é formada por posicionamento atual e passado, experiências pessoais, conhecimentos específicos, imagem dos concorrentes, impactos do ambiente interno e externo, etc.
Encerro esse post com um pensamento de Grönroos “Uma vez que imagem é realidade, se a comunicação com o mercado não se encaixar na realidade, a realidade normalmente vence”.
E você, o que pensa sobre construção e posicionamento de marca?
Deixe sua opinião, questione-se, permita-se! Um grande abraço e até a próxima !!!
Escrito por:
Carlos Eduardo Navarro Machado
LUMINON – CEO – Diretor de Comunicação & Marketing
ESPM – Pós-graduado em Marketing & Design Digital
FACHA – Bacharel em Comunicação Social
Habilitação em Publicidade & Propaganda