Por que construir e posicionar uma marca no mercado?

postado em 29/06/2014


  • Já que estes produtos/serviços no mesmo setor executam a mesma tarefa em linhas gerais, porque comprar algo de um determinado fabricante por um valor superior ao do concorrente que oferece as mesmas características do produto/serviço (do primeiro) por um preço mais baixo?

     

    Outra questão importante é, como fazer que o consumidor identifique determinada empresa e escolha ela para fornecer aquilo que ele necessita e não uma outra semelhante?

     

    Como dar a certeza ao cliente  de entregar a real promessa de desempenho do produto/serviço sem que ele associe com os atributos dos concorrentes, não sendo capaz assim de diferencia-los?

     

    Uma resposta muito simples para solucionar  estas questões citadas acima é Construção e posicionamento de Marca no mercado. Em marketing podemos conceituar posicionamento como o processo de distinguir uma empresa, um negócio, uma marca , um produto/serviço de seus concorrentes através de diversas variáveis as quais um especialista no assunto irá identificar, planejar, estruturar a melhor estratégia para implementar e posicionar a marca de modo diferenciado no mercado para que desta forma o consumidor possa identificar e adota-la.

     

    A empresa terá uma imagem mesmo sem ter posicionamento, o problema é que desta forma o público pode ter uma percepção errada do que de fato ela faz e oferece.

     

    A imagem de uma empresa é formada  por posicionamento atual e passado, experiências pessoais, conhecimentos específicos, imagem dos concorrentes, impactos do ambiente interno e externo, etc.

     

    Encerro esse post com um pensamento de  Grönroos “Uma vez que imagem é realidade, se a comunicação com o mercado não se encaixar na realidade, a realidade normalmente vence”.

     

    E você, o que pensa sobre construção e posicionamento de marca?

     

    Deixe sua opinião, questione-se, permita-se! Um grande abraço e até a próxima !!!

     

    Escrito por:

    Carlos Eduardo Navarro Machado

    LUMINON – CEO – Diretor de Comunicação & Marketing

    ESPM – Pós-graduado em Marketing & Design Digital

    FACHA – Bacharel em Comunicação Social

    Habilitação em Publicidade & Propaganda