A comunicação é vital para o ser-humano e está presente desde os tempos das cavernas. Trocar informações, registrar fatos, expressar ideias e emoções são fatores que contribuíram para a evolução das formas de se comunicar. Assim, com o passar do tempo, o homem aperfeiçoou sua capacidade de se relacionar.
Nesse sentido, conforme as necessidades surgiram, o homem começou a raciocinar para desenvolver novas tecnologias e mecanismos com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação.
De forma generalista, podemos conceituar tecnologia como tudo aquilo que leva alguém a evoluir, a melhorar ou a simplificar algo. Em suma, todo processo de aperfeiçoamento ou extensão do homem pode ser considerado tecnologia, um lápis por exemplo, pode ser considerado um artefato tecnológico.
Vivemos a era da Informação e do Conhecimento , onde cada vez mais o trabalho é feito pelas máquinas, mas o ser-humano ainda tem uma tarefa que nenhum outro ser consegue desempenhar: criatividade, boas ideias e solução de problemas.
Com o aumento da informação disponibilizada nos meios digitais , a questão agora está centrada em como gerir esse mundo de informações e retirar delas o subsídio para a tomada de decisão.
As Tecnologias da Informação e Comunicação ou TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos indivíduos. Sendo também um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica de ensino e aprendizagem. As TIC são utilizadas de diferentes formas e em vários segmentos, podendo se destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância). Podemos dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos setores foi a popularização da Internet. E você, o que acha sobre a TIC?
Deixe sua opinião, questione-se, permita-se! Um grande abraço e até a próxima !!!
Escrito por:
Carlos Eduardo Navarro Machado
Luminon – CEO – Diretor de Comunicação & Marketing
ESPM – Pós-graduado em Marketing & Design Digital
FACHA – Bacharel em Comunicação Social
Habilitação em Publicidade & Propaganda