Necessidades de Informação – NIs

postado em 01/02/2015


  • Projetar um website, um sitema informacional ou um determinado artefato não é uma das tarefas mais fáceis, tendo em vista, que para desenvolve-los deve-se levar em consideração quem irá utilizar e interagir com esta tecnologia.

     

    Toda a Arquitetura desta Informação deve fazer sentido ao Modelo Mental do usuário, pois caso contrário, este sistema não será eficaz por não atender as Necessidades de Informação do público-alvo.

     

    Define-se Necessidades de Informação (NIs) como um estado ou um processo no qual alguém percebe a insuficiência ou inadequação dos conhecimentos necessários para atingir objetivos e/ou solucionar problemas, sendo essa percepção composta de dimensões cognitivas, afetivas e situacionais.

     

    As NIs traduzem um estado de conhecimento no qual alguém se encontra quando se confronta com a exigência de uma informação que lhe falta e lhe é necessária para prosseguir um trabalho.

     

    O processo de busca e uso da informação indica uma atividade construtiva de sentido para as situações de mudança pelas quais a pessoa passa para solucionar problemas e nos quais o senso individual parece haver esgotado. Teixeira et al (2014 Apud WILSON, 1996; FERREIRA, 1997)  .

     

    O conhecimento e o aprendizado interativo são elementos que formam a base fundamental da interação, configurando-se como a melhor forma para indivíduos, empresas, regiões e países adaptarem- se às intensas mudanças no mercado, bem como intensificarem a geração de inovações.

     

    Segundo Teixeira (2014): “É verdade que o homem cria e transforma as ferramentas, na busca de adaptar e recriar a realidade com a finalidade de potencializar as suas chances de sobrevivência, com relação ao meio em que está inserido.”

     

    Por conta disso, o desenvolvimento de uma nova tecnologia deveria atender às necessidades do maior número possível de usuários, buscar o benefício daqueles que venham a utilizá-la, comunicando as suas possibilidades, respeitando a diversidade, considerando o contexto de utilização e não sendo excludente.

     

    Desse modo, talvez seja pertinente entender o tipo de interação, a partir da própria dimensão humana, tendo como norte potencializar em valor os seus benefícios para as pessoas e a sociedade como um todo – resgatando o seu caráter instrumental, porém sem perder a amplitude social.

     

    Entende-se assim  que a forma como é vista a Informação tem como uma de suas metas integrar o acesso às informações de modo uniforme, buscando prover uma percepção holística dos dados, as equipes de produção (em especial desenvolvimento de interfaces gráficas digitais) com a participação de diversos profissionais com formações distintas (designers, arquitetos de informação, publicitários, etc.), trabalhando em equipe para se ter um produto final completo e bem acabado, levando sempre em consideração o conhecimento, grau de instrução e características próprias para quem se destina o projeto, sistema ou mensagem, ou seja, o usuário que irá interagir.

     

    A Luminon agrega estes e  outros conhecimentos e técnicas na prática,  para satisfazer de forma plena nossos clientes e usuários. Muito obrigado! :)

     

     

    Escrito por:

    Carlos Eduardo Navarro Machado

    Luminon – CEO – Diretor de Comunicação & Marketing

    ESPM – Pós-graduado em Marketing & Design Digital

    FACHA – Bacharel em Comunicação Social

    Habilitação em Publicidade & Propaganda