Hoje vamos retratar um tema muito delicado, a invasão de privacidade online, com exposição de fotos nuas e/ou seminuas na internet.
Muitos devem ter acompanhado o caso que ocorreu há alguns dias atrás com a atriz de Hollywood Jenniffer Lawrence, conhecida por interpretar papéis da saga de Hunger Games, O lado bom da vida, entre outros. Jennifer teve suas fotos íntimas vazadas na Internet por um hacker, não só ela, mas atrizes como Lea Michele, Kristen Dunst, Selena Gomez, entre outras.
Não é só nos EUA que isso acontece, aqui no Brasil, houve o caso de fotos roubadas do laptop da atriz Carolina Dickman. E quem pensa que isso é “privilégio“ apenas dos famosos, está enganado.
Ano após ano milhares de pessoas, principalmente mulheres são expostas na Internet ao terem suas fotos sensuais expostas na rede sem autorização.
A tecnologia que deveria ser usada para o benefício das pessoas, às vezes é utilizada de forma indiscriminada.
As fotos e vídeos enviadas para seus amigos, namorados, maridos por aplicativos como Whatsapp, Snapchat, WeChat, Facebook, Email, entre outras formas de troca de mensagens, são conhecidas como sexytext, isto é, texto sexy. Basicamente é enviar para alguém alguma foto, vídeo ou texto sensual.
Em uma briga, ou término de relacionamento, algumas pessoas arrumaram um jeito de se “vingar“ das outras, termo conhecido como vingança pornográfica.
As consequências são irreparáveis tanto para as vítimas quanto para suas famílias, alguns casos nos EUA e Reino Unido foram tão graves que as vítimas cometeram suicídio.
A mensagem que deixo aqui é para que todos tenham cautela, e lembrem-se que divulgar imagens íntimas sem a prévia autorização das pessoas envolvidas é crime .
A tecnologia e a Internet devem ser ferramentas utilizadas para o bem e de forma responsável.
A privacidade Online é um direito de todos e deve ser respeitada.