E hoje quero compartilhar um pouquinho do que sei sobre link patrocinado e qual a importância para os negócios. Vamos supor que eu jogue no Google as palavras Copa do Mundo. O que vai aparecer? “Espertinha”, informações sobre a copa do mundo. Esses dados são chamados de busca orgânica, que é um assunto que trataremos outro dia. Além desses resultados, há outra forma de aparecer nas pesquisas.
Para isso devemos realizar um planejamento estratégico de mídia online para definir quais palavras-chave melhor define o negócio do cliente, ou seja, deve pensar na compra destas palavras levando em consideração o modelo mental do usuário, como ele provavelmente buscaria seu produto/serviço na internet, relevância da palavra comprada com a busca do usuário e mais uma série de outras ações e ferramentas integradas para obter resultado na campanha. Este tipo de campanha digital para ocupar um lugar de destaque nos sites de busca é conhecido como Campanha de link patrocinado ou Campanha de Adwords. É fácil reconhecer: ficam ao lado direito do Google ou no topo da página com o fundo amarelado.
E ai, vocês me perguntam: O que isso tem a ver com a empresa? Bem simples, para que o usuário possa encontrar o produto/serviço oferecido por determinada empresa de maneira mais rápida e prática, pelo bom posicionamento dos seus anúncios ou website no google.
Para fazer uma campanha de link patrocinado, não há necessidade de gastar muito dinheiro, visto que o orçamento diário gasto é definido por métricas para alcançar o objetivo do cliente. Além disso, os anúncios são exibidos para um público-alvo já definido, visto que, aborda quem está à procura de algo relacionado à palavra-chave definida no plano de mídia. Essa busca é importante para qualquer tipo de negócio, pois evidencia a empresa.