As redes sociais sempre existiram, isto é, relacionamento entre as pessoas que compartilham das mesmas ideias em um determinado grupo social e trocam neste espaço opiniões e experiências sobre diversos temas. Com a evolução do mundo, principalmente da tecnologia e da Internet, foram adicionadas nas redes sociais ferramentas que permitem que os indivíduos possam trocar informações uns com os outros de forma instantânea.
As principais redes sociais do momento são o Facebook, You Tube, Twitter, Blog, Linkedin, além do Instagram que teve um crescimento significativo em 2013 e muitas outras que poderíamos dar como exemplos.
Os usuários dessas redes sociais são interativos, proativos, comentam, postam, curtem e compartilham. Então você deve está se perguntando: E como isso é importante para os negócios? É bem simples, os clientes podem impulsionar determinada marca na rede, além de ser um canal para o relacionamento entre a empresa e o público-alvo.
Por isso, as mídias sociais são poderosas ferramentas de marketing e podem trazer excelentes resultados para as empresas. Para isso, é necessário passar uma boa imagem da marca, transmitir conteúdo que seja relevante, atingir o público-alvo, além de saber lidar com o consumidor insatisfeito. Da mesma forma que uma empresa tem setores de gerência administrativa, financeira, jurídica, etc., é de extrema importância gerir as redes sociais em prol do negócio.
Escrito por:
Carlos Eduardo Navarro Machado
LUMINON – CEO – Diretor de Comunicação & Marketing
ESPM – Pós-graduado em Marketing & Design Digital
FACHA – Bacharel em Comunicação Social
Habilitação em Publicidade & Propaganda