Já ouviu falar em crowdfunding?
O termo é usado para se referir a projetos de financiamento coletivo, isto é, a pessoa escreve seu projeto em uma plataforma online e diz quanto deseja captar.
Com isso, as pessoas que interessadas pela ideia fazem doações de qualquer valor. Em troca, o autor do projeto oferece uma recompensa ou um benefício.
Essa estratégia pode ser utilizada para qualquer tipo de projeto, mas ganhou força principalmente por causa das produções cinematográficas. Lembra da série Veronica Mars, estrelada por Kristen Bell?
Em 2013 uma campanha foi lançada com o intuito de arrecadar dinheiro para a produção do filme e através do site Kickstarer,a equipe conseguiu arrecadar US$ 5,7 milhões em doações. O filme, gravado em 23 dias, estreou nos cinemas em março. Já no Brasil, o documentário Eu Maior que arrecadou R$ 200 mil através de doações de empresas e de 600 pessoas.
Uma das referências mais importantes em crowdfunding é o site americano Kickstarter. E aqui em terrinhas brasileiras, o Catarse apoia a mesma proposta ajudando a financiar ideias criativas, além dos sites pioneiros Queremos e Vakinha provando que o crowdfunding tem potencial para dar certo no Brasil, visto que já nos acostumamos com iniciativas de doação como o Teleton e o Criança Esperança que se baseiam na colaboração das pessoas.